Presidente da Federação de Futebol Alemã não concorda que o E-Sport seja considerado esporte Olimpico!

Uma possível inclusão dos e-sports nos Jogos Olímpicos é vista com maus olhos pelo principal dirigente do futebol alemão – a Alemanha é a atual campeã da Copa do Mundo. O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Reinhard Grindel, declarou ser contrário à ideia de que o esporte eletrônico tenha o status de um esporte olímpico no futuro.

– Eu considero isso um absurdo. Espero que isso não aconteça – afirmou o dirigente, durante um painel promovido pelo jornal alemão “Weser Kurier”.

Grindel citou que o futebol tem perdido espaço para os e-sports entre as crianças e os jovens na Alemanha e afirmou não considerá-los um esporte.

– A maior concorrência na atração de crianças para nossos clubes não é o handebol nem o basquete, mas o uso de equipamento digital. Isso é um total empobrecimento. O esporte exerce uma função social e isso acontece dentro da comunidade. Com o esporte, você tem contato direto com aqueles com quem você joga. O futebol pertence ao gramado verde e não tem nada a ver com outras coisas relacionadas a computadores. Para mim, e-sport não é esporte – defendeu.

Apesar da opinião de Grindel, diversos clubes de futebol da Alemanha possuem contrato com jogadores profissionais de e-sports. O Wolfsburg, inclusive, foi o segundo clube do mundo a entrar no esporte eletrônico, quando contratou dois gamers de Fifa em 2015. E a Bundesliga, a principal divisão do futebol alemão, promove uma competição de Fifa (Virtual Bundesliga) desde 2012.

Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro, um torneio de StarCraft 2 (IEM PyeongChang) foi disputado com o apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI), fato inédito na história da entidade. A competição foi tratada como uma prévia do maior evento multiesportivo de neve do mundo. A canadense Sasha “Scarlett”, transexual de 24 anos, conquistou o título e um prêmio de US$ 50 mil (R$ 161 mil).

Em outubro do ano passado, o COI admitiu, pela primeira vez de forma oficial, que os e-sports “podem ser considerados uma atividade esportiva”. A entidade definiu diversos pontos para o reconhecimento vir a acontecer de fato, tal qual não infringir os valores olímpicos e a necessidade de um órgão que garanta o cumprimento das regras e regulamentos do Movimento Olímpico.

O esporte eletrônico já está começando a ser incluindo em grandes eventos esportivos. Ele será uma modalidade de demonstração nos Jogos Asiáticos em 2018, na Indonésia. E passará a valer medalha tal qual os esportes tradicionais na edição de 2022, na China.

FONTE: https://sportv.globo.com/site/e-sportv/noticia/presidente-do-futebol-alemao-torce-contra-e-sports-na-olimpiada-absurdo.ghtml

About Sky

Administrador apaixonado por marketing e viciado em games.

View all posts by Sky →

Deixe uma resposta